Saiba como o investimento em fibra óptica pode ajudar seu ISP

Todo provedor quer proporcionar conexões velozes, estáveis e confiáveis para seus clientes. Sendo assim, a médio e longo prazo, o investimento em fibra óptica é o melhor custo-benefício para as empresas de internet.

A tecnologia de fibra óptica oferece muito mais velocidade, segurança e confiabilidade para a internet do que alternativas antigas, que em geral utilizam os tradicionais cabos de cobre.

Confira abaixo algumas vantagens que a rede de fibra oferece, e podem ajudar seu provedor no momento de expansão.

1 - Maior capacidade de transmissão e estabilidade

A internet fibra óptica oferece estabilidade e velocidade de conexão que mesmo a melhor rede convencional de cabo não possui. 

A velocidade de transmissão na fibra é mais rápida do que nas conexões por fios de cobre, com médias entre 50 e 100 Mb/s, e situações ideais de máximas entre 1 e 10 Gb/s. Ou seja, mesmo em momentos de alta demanda na conexão, é possível manter a velocidade sem quedas significativas. Isso é possível através de sua alta tecnologia na transmissão do sinal, e pode ser atualizado para aumentar continuamente a velocidade, mantendo estabilidade.

2 - Proteção

Com o cabo convencional de internet, existe certa facilidade para que hackers e criminosos invadam a rede. Vazamentos na blindagem do cabo e outros métodos podem permitir o roubo de informações, e todos sabem o nível de prejuízo que isso causa.

Quando se utiliza a fibra óptica, a única forma de transpor a internet seria cortando fisicamente as fibras. Isso também faria com que o sinal fosse interrompido, o que torna o processo de acessar os dados bem mais complicado. Por mais que não resolva 100%, a opção pela fibra óptica dá uma garantia extra de segurança para realizar operações online. 

3 - Isenção a interferências eletromagnéticas

Os tradicionais cabos de cobre, utilizados em diversas redes, são sensíveis às interferências eletromagnéticas. Elas podem ser causadas pela aproximação com dispositivos elétricos, mas também por causas naturais, como raios.

Com a fibra óptica, seu provedor está protegido desse problema. Por ser produzida em material de vidro, com os dados transmitidos por meio da luz, e não correntes elétricas, existe uma imunidade a tais interferências nos cabos de fibra óptica.  Sendo assim, você preserva a qualidade, evitando oscilações e perda de sinal.

4 - Maior potência do sinal e menor latência

Um problema comum ao usar internet via wi-fi nas redes de banda larga tradicionais, é a redução da qualidade do sinal quando o dispositivo está distante do roteador ou switch. Com a fibra óptica, isso não acontece facilmente. É possível obter uma boa intensidade de sinal mesmo em maiores distâncias.

Vale ressaltar que esse fator também depende da qualidade do roteador utilizado. Mesmo que a internet seja fibra óptica, se o equipamento é limitado, a eficiência da rede será reduzida.

Outra grande vantagem da fibra óptica, do ponto de vista de experiência do usuário, é a redução da latência. Esse é o termo que descreve atrasos na transmissão de dados na estrutura de navegação, ao levar informações de um ponto a outro. A redução tem impacto direto na qualidade da navegação do usuário, especialmente em relação a downloads, uploads, e ligações de/por VoIP.

5 - Melhor custo-benefício

Uma vantagem cada vez mais evidente da internet fibra óptica é sua relação de custo-benefício. O valor entregue, em comparação ao modelo tradicional, é muito superior: quase os mesmos valores, entregando planos com maiores velocidades disponíveis, estabilidade, e uma estrutura mais segura e eficiente.

E com o tempo, seu barateamento pode aumentar ainda mais essa diferença

6 - Facilidade de instalação

Por último, a fibra óptica traz mais facilidade no momento de instalação. Seus cabos não precisam de modificação para aumentar a capacidade de transmissão. Com os fios de cobre, quando há essa necessidade, é preciso aumentar espessura e rigidez, tornando a instalação mais difícil. E além disso, tais alterações na estrutura ainda podem resultar em problemas na conexão durante esse período.

Os cabos de fibra óptica são menores, mais flexíveis, e consequentemente mais fáceis de instalar. Sua implantação pode ser até 70% mais barata, e custos operacionais de manutenção até 80% menores.

Além disso, manter o controle da sua rede de fibra óptica hoje é bem mais preciso. Soluções como o OZmap tem a capacidade de proporcionar uma gestão eficiente, que otimiza ainda mais o uso dessa tecnologia e a redução de custos no seu provedor.

Quer saber mais sobre os benefícios da gestão de rede?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *