O que você precisa saber sobre backbone para redes fibra óptica

O que o backbone faz?

Backbone é a “espinha dorsal” da internet. O termo é utilizado para definir a infraestrutura que possibilita a troca de informações entre servidores a longa distância. Ele controla o esquema de ligações centrais de um sistema mais abrangente com elevado desempenho.

Nessa infraestrutura, funciona todo um ecossistema de comunicação, conectando computadores em todo o mundo. O backbone é uma rede principal por onde trafegam os dados de cada usuário da internet, sendo responsável pela troca de dados entre servidores distribuídos no Brasil ou no exterior.

São milhares de quilômetros de fibra óptica que garantem a rápida transmissão das informações, e essa velocidade é potencializada por duas configurações da infraestrutura: a divisão da grande espinha dorsal em várias redes menores, e a redundância, transmitindo a mesma mensagem por caminhos diferentes, buscando atalhos e evitando erros de transmissão. Sem o backbone, provavelmente seria difícil o acesso à internet em diversos ambientes que a utilizamos, com velocidade de tráfego e transmissão.

As vantagens do backbone para ISPs

Entender sobre backbone pode ajudar e muito um provedor em expansão. backbone dividir para conquistar

Alguns dos benefícios de utilizar um backbone bem estruturado são:

Alta durabilidade da estrutura

Redes como essas são projetadas para não exigir manutenção frequente, com ciclo de vida médio de dez anos. Como resultado, custos de manutenção são reduzidos e a rede se torna mais segura e eficiente. Devido à sua natureza distribuída, o sistema também pode prevenir eventuais falhas elétricas e outras complicações. E você pode economizar custos ao realizar novas instalações de rede.

Dividir para conquistar

O uso de uma forma de espinha dorsal para interconectar a rede oferece maior potencial de escalabilidade e expansão dessa infraestrutura;

Uma manutenção segura e otimizada

Você pode adicionar e excluir dispositivos sem afetar a operação de outros. Em outras palavras, toda a rede pode ser atualizada de forma consistente, sem a necessidade de desativá-la.

Circulação de dados mais fluida e grande abrangência da rede

Como a infraestrutura é de conexão entre dispositivos de rede, o backbone permite que dispositivos que estão distantes um do outro sejam conectados. Desta forma, o alcance da rede é ilimitado, podendo ser conectada de um escritório a todo o país.

Suporte a novas tecnologias

Outra vantagem de utilizar o backbone é a alta velocidade fornecida pela rede. Devido a sua estrutura pensada para escalabilidade e durabilidade, este tipo de cabeamento é projetado para suportar tecnologias melhores do que as atualmente disponíveis no mercado, a fim de atualizar toda a infraestrutura conforme novas tecnologias surgem.

O caminho para provedores em expansão

O uso do backbone é de grande importância para expandir e manter a conectividade. Como vimos acima, os benefícios se refletem na segurança, estabilidade, desempenho e manutenção. Esta solução é responsável pela comunicação entre todos os elementos da rede e transfere a informação entre os pontos de acesso para os servidores locais e remotos.

Para manter a organização e ter o controle total da sua rede, além de um backbone bem estruturado, a documentação é fundamental. Uma das melhores soluções com suporte para mapeamento de redes de acesso e backbone, a partir de uma estrutura hierárquica, é o OZmap.
Algumas das maiores estruturas do país já utilizam o software. Quer saber mais? Solicite seu teste e comece a acelerar os processos e o crescimento do seu provedor.

Se quiser saber mais sobre a solução, clique abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *