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Automatizau00e7u00e3o de Processos em Telecom

As possibilidades de inovau00e7u00e3o atualmente su00f3 crescem. Utilizar as novas tecnologias para a automatizau00e7u00e3o de processos vai alu00e9m de permitir que as atividades sejam feitas de forma automu00e1tica. u00c9 preciso usu00e1-las conforme as necessidades do negu00f3cio, integrando os fluxos de trabalho ju00e1 existentes, mas sem se manter preso ao passado.

Uma operau00e7u00e3o ultrapassada pode aumentar consideravelmente os custos para um provedor de telecom. Inserir-se no mercado digital e ter maturidade para reconhecer a importu00e2ncia da inovau00e7u00e3o em tecnologia iru00e1 definir, inclusive, os rumos que o crescimento da empresa tomaru00e1 nos pru00f3ximos anos. Esse u00e9 o futuro inevitu00e1vel, uma tendu00eancia que iru00e1 se manter. Nesse sentido, u00e9 melhor comeu00e7ar a se preparar agora.

O que u00e9 Automatizau00e7u00e3o e suas Vantagens na Gestu00e3o de Telecom

Automau00e7u00e3o Robu00f3tica de Processos (ou apenas RPA) u00e9, em linhas gerais, uma aplicau00e7u00e3o tecnolu00f3gica de automau00e7u00e3o de processos que utiliza softwares u201crobu00f4su201d. Sua maior finalidade u00e9 substituir tarefas muito repetitivas, de baixa importu00e2ncia ou operacionais de uma empresa. Mas automatizar nu00e3o significa apenas robotizar as tarefas. Como ju00e1 dito, o uso da tecnologia tem que estar de acordo com o que faz sentido para o fluxo da empresa, colaborando para otimizar os processos e tornu00e1-los seguros. Por exemplo, com um software de gestu00e3o no setor financeiro, u00e9 possu00edvel diminuir a margem de erro na inseru00e7u00e3o de dados e ter um controle de informau00e7u00f5es que consegue, automaticamente, identificar soluu00e7u00f5es de economia.

E como isso pode ser vantajoso na gestu00e3o de um ISP?
Processos como o mapeamento de rede u00f3ptica exigem extremo cuidado e atenu00e7u00e3o. u00c9 quase inevitu00e1vel que empresas que nu00e3o possuem essa u00e1rea organizada, arquem com custos que nu00e3o deveriam. Um simples erro cometido por desatenu00e7u00e3o ou falta de documentau00e7u00e3o atualizada pode significar, por exemplo, o nu00e3o uso de vu00e1rias portas desconhecidas pelo provedor, que poderiam ser utilizadas para venda.
Para apontar tru00eas grandes vantagens da automatizau00e7u00e3o:

1 - Resoluu00e7u00e3o de problemas

Evitar problemas desnecessu00e1rios u00e9 um dos maiores desejos de quem tem um negu00f3cio. Com a velocidade em que os dados su00e3o processados, a automatizau00e7u00e3o possibilita respostas u00e1geis ao identificar qualquer problema, seja de manutenu00e7u00e3o da rede, atendimento ao cliente, ou questu00f5es financeiras. Os procedimentos se tornam eficientes, mais acertados, e consequentemente reduzem os custos do provedor. No caso da rede de fibra u00f3tica, ter um software de mapeamento com tecnologia atualizada, integrado a outros sistemas e online, permite um monitoramento preciso e melhora os processos de instalau00e7u00e3o e manutenu00e7u00e3o, por exemplo.

2 - Organizau00e7u00e3on

A automatizau00e7u00e3o dos processos tambu00e9m ajuda a padronizu00e1-los, o que pode significar um ganho em qualidade e resultados duradouros. Alu00e9m disso, reduz o tempo gasto em atividades operacionais, aumentando a produtividade de setores que agora podem focar mais em questu00f5es estratu00e9gicas. Com organizau00e7u00e3o, u00e9 possu00edvel economizar em materiais, utilizar a estrutura da rede ao mu00e1ximo possu00edvel, e identificar precisamente onde melhorar, por meio das mu00e9tricas geradas.

Outro benefu00edcio que pode ajudar um provedor u00e9 a integrau00e7u00e3o de diferentes u00e1reas da empresa por meio dos softwares de gestu00e3o. Estu00e1 tendo conflitos entre a equipe de vendas e a de rede? Utilizando um sistema que forneu00e7a soluu00e7u00f5es para integru00e1-las, aliado a um bom CRM, os problemas tendem a diminuir consideravelmente.

3 - Seguranu00e7a

O terceiro grande fator u00e9 a seguranu00e7a de armazenamento dos dados. Essa u00e9 uma grande preocupau00e7u00e3o em qualquer empresa, e hoje u00e9 possu00edvel garanti-la com boas ferramentas de gestu00e3o. u00c9 fundamental escolher soluu00e7u00f5es que forneu00e7am o armazenamento de dados na nuvem, sempre acessu00edveis, com cu00f3pias de seguranu00e7a distribuu00eddas instantu00e2nea e geograficamente, fu00e1ceis de usar, com controles de acesso e facilidade para compartilhar informau00e7u00f5es. Assim, sua capacidade de responder ao que uma pessoa ou outro sistema buscam u00e9 muito maior, e sabemos que o futuro inevitu00e1vel estu00e1 nos sistemas de informau00e7u00e3o online. u00c9 apenas uma questu00e3o de tempo atu00e9 a adou00e7u00e3o de um meio de armazenamento adequado.

Como dar os primeiros passos ao implantar a automatizau00e7u00e3o de processos?

Uma peu00e7a chave na implantau00e7u00e3o da automatizau00e7u00e3o de processos em um provedor de telecom su00e3o os softwares. Escolher boas ferramentas u00e9 um dos primeiros passos, mas aliado a isso estu00e1 a escolha de boas pessoas para lidar com elas.

Quando se migra de um processo mais manual para uma ferramenta dedicada, algumas escolhas se apresentam para o provedor.

A primeira u00e9 a do software monolu00edtico: uma ferramenta que se propu00f5e a fazer tudo – CRM, mapeamento, cobranu00e7a, inventu00e1rio, atendimento, bots, provisionamento. Esta ideia pode ser bastante tentadora de inu00edcio. No entanto, apresenta dois grandes riscos: a dependu00eancia extrema de um u00fanico fornecedor, e o desafio gigantesco de que essa soluu00e7u00e3o consiga dar o devido foco aos detalhes de cada um destes escopos tu00e3o distintos.

A segunda opu00e7u00e3o u00e9 a que, a longo prazo, pode ser mais vantajosa: fazer uma composiu00e7u00e3o de softwares especialistas integrados entre si. Apesar de demandar mais tempo e atenu00e7u00e3o na escolha destas soluu00e7u00f5es, esse tambu00e9m parece ser o futuro para o qual se caminha: escolher os melhores softwares para automatizar o que for possu00edvel na operau00e7u00e3o.
Operau00e7u00f5es que pretendem crescer de forma ru00e1pida e consistente podem ver nesse caminho a melhor opu00e7u00e3o. Primeiro, existe a u00f3bvia vantagem de possuir ferramentas bem focadas e detalhadas em cada setor. E em segundo, se um dia aparecer algo revolucionu00e1rio em qualquer destes componentes, u00e9 fu00e1cil fazer uma troca e dar mais um passo rumo a eficiu00eancia sem ter que jogar todo o resto que funciona fora.

Se quiser saber mais sobre o sistema de gestu00e3o georreferenciado, clique abaixo:

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