Dados inteligentes e expansão de rede óptica

O crescimento da demanda por transmissão de dados nos últimos meses pode refletir diretamente nos negócios dos provedores de telecom. Por conta do isolamento social, mudam-se hábitos e necessidades. No caso do acesso à internet de qualidade, a procura se expande consideravelmente. Para atender às novas demandas, os ISPs podem procurar expandir suas redes, e é importante se atentar a alguns pontos nesse processo para crescer com inteligência.

O primeiro passo deveria ser óbvio: organização. Ter processos mapeados, a contabilidade em dia e uma gestão de pessoas eficiente são premissas fundamentais para um provedor que deseja crescer. É a partir daqui que um planejamento minucioso se torna possível. E em um momento de crise, onde o consumo de internet pode aumentar em até 40%, mapear a rede e montar um plano estratégico é o que fará a diferença.

Um ponto chave no planejamento do provedor é a coleta e análise de dados. Os dados são extremamente valiosos para qualquer empresa, e organizados, podem trazer diversos insights. Entender público, concorrência, fazer uma análise detalhada do mercado, ter a rede bem mapeada. São fatores que permitem direcionar o crescimento para onde faz sentido, a partir de um conhecimento profundo da infraestrutura de rede, e podem reduzir o ciclo de vendas e otimizar os ganhos do provedor. Além disso, ter dados detalhados sobre a rede gera economia no processo de expansão.

Como?

Para citar um exemplo simples, pode surgir a necessidade de ampliar a rede por um ou dois clientes que chegaram. Nesse caso, o provedor gastaria de 3 a 5 mil reais para ativar uma CTO a mais, por exemplo. Mas quando será que aquele cliente irá “pagar” o gasto da ampliação? Em um impulso não embasado por dados inteligentes, aquele provedor pode estar perdendo dinheiro com uma ampliação que seria muito mais lucrativa se feita em outra localidade, com mais clientes potenciais. Ou simplesmente rasgando investimento em algo que poderia pensar melhor.

Prever esse tipo de situação é possível com um bom mapeamento da rede. Com esses dados constantemente atualizados, dentro de um software seguro, você consegue ver para onde a cidade e sua rede estão crescendo. Consegue pensar, em cima daquele desenho, como vai ser feita a ampliação. O processo se torna mais fácil e assertivo, tanto em termos de infraestrutura, quanto de vendas.

Como a ideia do what3words se relaciona com a gestão de rede?

Os dados inteligentes também estão diretamente ligados à inovação. Esse não é apenas um momento para crescer sua rede óptica. Entregar algo que vá além da simples venda de acesso à internet é sempre desejável como forma de se destacar e estar à frente. Mais ainda, se tornar referência no setor. Tudo na medida do possível, é claro. A sobrecarga de trabalho nos provedores também tende a aumentar agora, e em primeiro lugar deve-se atender bem no que já é entregue ao cliente.

Mas tenha em mente que muitas pessoas estão em busca de novos planos, maior velocidade, atendimento melhor, e os provedores regionais são os mais procurados nessas horas. Planejando suas ações a médio e longo prazo, em diálogo com os clientes e a partir de testes das novas soluções, resultados muito positivos são possíveis. Inovar em algo que ninguém mais está fazendo pode elevar muito o nível de competitividade do seu provedor. Da mesma forma, soluções de gestão que estão constantemente atualizadas são grandes aliadas nesse momento.

Para citar um exemplo atual no setor, operadoras de telecom do Nordeste já saíram na frente com o planejamento de expansão das redes ópticas. Em especial, cinco empresas que iniciaram como pequenos provedores e hoje não apenas se tornaram referência, como já começam a alcançar outras regiões do país. A Revista RTI irá realizar um webinar com os CEOs dessas operadoras para discutir os planos de expansão das redes, manutenção de investimentos durante o período de quarentena, entre outros tópicos. Para quem quer se aprofundar no tema, vale a pena acompanhar! Mais informações, clique aqui.

mão segurando celular com capa da revista rti na tela

Acreditamos que um bom projeto de rede pode ajudar em todos os aspectos da expansão de uma rede óptica

Se quiser saber mais sobre mapeamento de rede, você pode acessar os diversos materiais disponíveis em nosso blog, site, e tutoriais de mapeamento utilizando o OZmap.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *