#DicasOZmap | Clientes no OZmob

Por se tratar de um aplicativo destinado à consulta das informações presentes no OZmap, o OZmob permite a realização de apenas algumas modificações nos elementos, entre elas a criação, implantação, exclusão e troca de porta de clientes.

Vamos tratar de um cenário em que o seu técnico de campo precisa fazer a instalação de um cliente na rua em que está prestando os serviços. A venda deste cliente já foi feita através do Loki e ele está apenas aguardando sua ativação, sendo assim é possível utilizar o OZmob para pesquisar o código deste cliente e utilizar a ferramenta de navegação para chegar ao local.

Por ter sido criado pelo Loki, este cliente ainda está como “não implantado” e seu ícone é um pouco mais transparente, assim que for concluída a instalação, é possível alterar o estado de implantação e oficializar a ativação.

Para modificar essa informação, é só clicar em cima do cliente e várias opções vão aparecer, você deve ir até o campo indicado na imagem abaixo e alterar para o estado desejado, neste caso, iremos alterar para “Implantado”.

Caso durante o processo de instalação se perceba que alguma informação do cliente está incorreta, é possível ajustar os campos de Nome, Código, Endereço e Observações para as informações corretas. Também é possível trocar o status, se tivéssemos uma situação de um cliente já instalado mas que estivesse com problemas e fosse necessário realizar uma manutenção, por exemplo.

Outra informação que pode ser adicionada pelo OZmob é a potência lida deste cliente. Este campo é referente à potência que pode ser medida pelo técnico e irá representar a quantidade real de sinal chegando até a propriedade, podendo ser utilizada como uma medida de comparação com a medida da potência calculada.

E se por acaso o cliente estivesse na posição errada?

Para arrumar a localização basta clicar na opção “Alterar posição” dentro do menu do cliente.

Com isso, o aplicativo te levará até o mapa e o ícone do seu cliente ficará laranja, te permitindo salvar uma nova posição.

Mas e se o que tivesse errado fosse o desenho do drop?

Alterar isso também é muito simples, basta selecionar a opção “Redesenhar drop” dentro do menu do cliente e ir clicando na tela para traçar o novo drop.

Vale ressaltar que o caminho será feito a começar pela caixa e pode ser finalizado clicando no cliente ou no botão “Finalizar desenho”.

Caso este cliente tenha sido criado pelo OZmap e ainda não possuísse um drop, você também consegue desenhá-lo do início. No local onde estaria o botão “Redesenhar drop” você consegue encontrar o texto “Criar drop”, e clicando ali será necessário escolher uma caixa para colocar a ponta e desenhar o caminho até o cliente dando cliques no mapa em sua direção.

O cliente também pode ser criado diretamente por dentro do OZmob, acessando a caixa em que ele ficará localizado e clicando na opção “+ Livre” em cima da porta onde ele deverá ficar posicionado.

Com isso, irão abrir três opções, a primeira é para fazer a criação de um novo cliente e te levará para uma tela onde você pode preencher todas as informações necessárias e desenhar o drop até a sua localização.

As demais serão utilizadas em situações onde se deseja trocar um cliente de porta. Basta ir até a porta correta, clicar em “+ Livre” e será possível escolher entre buscar por clientes próximos dentro de um raio determinado para colocá-los nessa porta ou utilizar a busca avançada para encontrar o cliente de acordo com seu nome ou código.

Para concluir a instalação, também temos o recurso de criar posts nos elementos, tanto no OZmap quanto no OZmob, então o técnico poderia até mesmo inserir uma foto da instalação do cliente dentro da caixa.

Finalizando todas as alterações, você pode gerar um croqui do cliente com todas as informações atualizadas, basta clicar no botão “Croqui”.

Agora, ao tratarmos da desinstalação de um cliente, essas informações também podem ser editadas diretamente pelo OZmob. Dentro da seção “Detalhes da Rede” é possível encontrar dois botões: “Desconectar fibras”, que irá manter o cliente na caixa mas irá desconectá-lo do equipamento em que esteja conectado, e “Remover cliente”, que irá apagar completamente o cliente do sistema.

Todas as possibilidades apresentadas podem variar de acordo com o usuário, sendo permitidas para alguns e não para outros, por conta do seu papel. Para conhecer mais sobre os diferentes papéis, clique aqui.

Se quiser saber mais sobre as OZMap, confira os tutoriais em nosso canal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.