#DicasOZmap | Ferramentas de medida

Existem duas maneiras para medir as distâncias entre pontos aqui no OZmap, mas você sabe quais são elas? Nesta dica vamos conhecer um pouco mais as ferramentas, quais suas diferenças e como utilizá-las.

Em primeiro lugar, vamos conhecer a ferramenta das métricas, um recurso que te permite calcular a distância do caminho entre dois elementos. Para acessá-las, basta ir até as “Ferramentas da rede” no menu lateral e em seguida clicar no ícone de métricas, como mostra a imagem:

Ao selecioná-la, existem duas formas diferentes de medir a distância entre dois pontos: por meio dos cabos ou através das adjacências (menor caminho).

A distância via cabo é dedicada para a utilização entre quaisquer tipos de elementos, sejam caixas, POPs, clientes, condomínios, entre outros, já a distância por menor caminho só poderá ser utilizada entre dois postes, já que  utiliza como base para o cálculo as adjacências entre eles.

Em ambos os casos, para utilizá-los basta clicar nos botões “Elemento Inicial” e “Elemento Final” e selecionar os itens correspondentes cuja distância será medida. Pode-se perceber que só será habilitado o botão equivalente aos tipos de elementos selecionados, portanto se você selecionar dois postes para descobrir a distância, só vai aparecer o botão “Menor caminho”, enquanto se você selecionar qualquer outro tipo de equipamento vai ser o botão “Via cabo” que ficará  disponível.

Assim que um dos botões for utilizado, o cálculo da distância será realizado e a distância total irá aparecer no campo indicado, assim como o caminho completo por onde foi feita a medida. Esse caminho também será indicado no mapa, marcando em verde os lugares por onde passa, no caso da “Métrica via Cabo”, e fazendo um tracejado no caso da “Métrica pelo Menor caminho”.

Um bom exemplo para a utilização das métricas seria um caso onde os postes e os caminhos entre eles (adjacências) foram levantados, mas o restante da rede não. A partir disso, é possível utilizar o recurso para saber qual a menor rota entre dois postes, visando gastar a menor quantidade de cabo possível.

Para conhecer mais sobre as métricas, clique aqui.

Além delas, também existe outra ferramenta que permite ver a distância entre equipamentos, chamada de Distância em Linha. Como o nome sugere, ela é usada para medir a distância entre pontos marcados no mapa do projeto com uma linha reta, e se difere das métricas pois não está necessariamente ligada à pontos no seu mapa, você consegue simplesmente utilizá-la para medir seu projeto de uma ponta a outra, por exemplo.

Para acessá-las, basta ir até as “Ferramentas da rede” no menu lateral e em seguida clicar no ícone de “Distância em linha”, como mostra a imagem:

A partir daí, você pode selecionar no mapa os locais por onde você deseja medir a distância. Assim que dois pontos forem selecionados, o valor do espaço entre eles já será mostrado na tela, mas é possível clicar em mais localizações, desenhando o trajeto completo que se deseja medir. Quando chegar no último ponto, basta clicar sobre ele para encerrar o desenho.

Caso você tenha desenhado um caminho e queira adicionar uma posição que ficou faltando, pode clicar nos quadradinhos transparentes que ficam entre dois pontos, dessa forma será criado um novo vértice e, para reposicionar um vértice já criado, basta clicar sobre ele e arrastá-lo para a posição desejada.

Dando apenas um clique no vértice, o ponto será removido.

Em todos estes casos, o total mostrado será sempre equivalente à distância entre as duas extremidades do trajeto.

Para iniciar outro trajeto simultaneamente com o já existente, é só encerrar o primeiro trajeto (clicando no ponto final, conforme indicado anteriormente) e voltar a clicar no ícone de “Distância em linha” no menu lateral, para depois desenhar o novo caminho.

Para remover um caminho desenhado completo, você deverá clicar duas vezes sobre ele, ou então apertar a tecla “Esc” em seu teclado, removendo os desenhos da tela do mais recente para o mais antigo.

Agora que você conhece todos esses recursos, que tal facilitar as suas medições?

Se quiser saber mais sobre as OZMap, confira os tutoriais em nosso canal!