#DicasOZmap | Importação com imagens

A importação é o processo que te permite trazer os seus elementos documentados externamente para dentro do OZmap, replicando seus atributos, mas você sabia que as imagens também podem acompanhar os elementos nessa importação?

Dentro do nosso sistema, as imagens são criadas e armazenadas através de um recurso que chamamos de Posts (para saber mais detalhes, clique aqui), que podem ser criados manualmente seja no OZmap ou no OZmob. Essas criações são feitas uma a uma e apenas em elementos já existentes, mas será que não é possível importar elementos já com as imagens criadas?

A resposta é sim, e seguiremos um passo a passo bastante simples para isso.

A primeira coisa a ser feita é colocar as suas fotos no site público de hospedagem de imagens de sua preferência. Costumamos recomendar a utilização do Imgur, Imgbox ou Cloudinary, mas caso você já tenha um favorito não há problema.

Isso precisa ser feito para que o sistema consiga localizar e identificar as suas fotos, portanto é um passo crucial. Infelizmente sistemas como o Google Fotos não são efetivos nestes casos, pois suas imagens estarão armazenadas de maneira privada, impedindo o acesso externo.

Assim que as imagens forem hospedadas, será possível obter de cada uma delas uma URL, clicando com o botão direito em cima da imagem e, selecionando a opção “Copiar endereço da imagem”.

A partir daí, já é possível começarmos a editar nosso arquivo CSV. Caso seu arquivo ainda esteja em KMZ, você pode fazer a conversão neste link aqui.

A parte inicial do tratamento de tabelas para a importação você já conhece, mas se ainda restarem dúvidas, é possível acessar nosso artigo de Import de Dados, que te mostrará o que é obrigatório ou não em cada tabela.

Depois de tudo editado, vamos às fotos. Você deve criar uma nova coluna na sua tabela chamada “Images” ou “Imagens”, dependendo do idioma em que está seu arquivo. As nomenclaturas em inglês são o padrão, mas o sistema também aceita os nomes de cabeçalhos em português. Nas linhas desta coluna irão aquelas URLs que havíamos criado anteriormente, cada imagem na respectiva linha de seu elemento. Caso seja necessário, é possível adicionar mais de uma imagem por vez em um mesmo elemento, basta separar as URLs por vírgula.

A tabela preenchida deverá ficar semelhante a da imagem abaixo, se tratando neste caso de uma importação de postes.

Para importar, basta ir até o ícone de “Importar de dados”, selecionar o elemento que será importado e anexar o seu arquivo.

Após importado, seu post já estará disponível para ser visualizado, basta acessar a aba correspondente.

E pronto, suas imagens já estão devidamente adicionadas!

Se quiser saber mais sobre o OZmap, acompanhe nossos tutoriais no canal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *