#DicasOZmap | Template de caixa

Os templates são desenhos pré-estabelecidos do interior da caixa, é possível criar vários templates específicos para cada tipo de caixa do seu sistema, isso irá otimizar o processo de criação da sua rede economizando algum tempo e padronizando os elementos dentro do box editor.

Primeiro vamos conhecer um pouco mais da ferramenta acessando ela no menu lateral esquerdo, através da opção “Personalização” e em seguida “Templates de caixa”.

Você verá que o sistema já possui dois templates padrão configurados, mas você pode criar um novo clicando na seguinte opção:

Ao clicar em novo template, uma janela irá abrir com o box editor e todas as opções de elementos que podem ser adicionados dentro de uma caixa no OZmap:

Nesta tela será possível escolher quais elementos e conexões estarão presentes automaticamente após a criação da caixa. Se, por exemplo, desejo que minha caixa seja criada com um splitter de rede desbalanceado que tenha em suas pontas um splitter de atendimento e a outra fique livre para fazer a conexão com a fibra do cabo quando este estiver dentro da caixa, basta clicar no ícone de adição de splitters, adicionar os tipos desejados e depois fazer a conexão da mesma maneira que é feita dentro das caixas, conforme o exemplo abaixo.

Um nome pode ser dado a este template no campo localizado no canto superior direito da janela, e em seguida é só salvar.

Após salvar, todos os elementos distribuídos dentro do box editor serão automaticamente adicionados em seu template conforme o desenho, e você poderá utilizá-lo diretamente no mapa ao adicionar caixas. Mesmo depois de criado, é possível também editar as informações de um template, basta clicar no ícone de “i” ao lado da linha correspondente e fazer as alterações desejadas.

Para criar uma caixa com um template dentro, basta seguir o processo normalmente e no campo “Template” selecionar a opção desejada.

Para estabelecer uma padronização, é possível definir um template como padrão para cada tipo de caixa. Sendo assim, toda vez que uma caixa deste tipo for criada, o campo de Template será preenchido automaticamente com o que for definido. Esse processo pode ser feito através da aba “Tipos de caixa”, no menu lateral esquerdo, acessando em seguida os detalhes do tipo que terá seu template padrão definido. No campo “Template padrão”, você selecionará o nome do template utilizado.

O template também pode ser utilizado ao realizar a importação das suas caixas, facilitando o processo na hora de desenhar seu interior.

Para utilizar seus templates de caixa prontos na importação, basta adicionar a coluna “template” no arquivo e preenchê-la de acordo com o requerido, veja um exemplo de arquivo editado:

Caso o tipo de caixa estabelecido possua um template padrão, as caixas já serão criadas de acordo com este parâmetro.

Para conhecer mais sobre o processo de importação, clique aqui.

Com os elementos pré definidos em seu template ficou fácil, agora é só fazer as conexões internas da sua caixa!

Se quiser saber mais sobre as OZMap, confira os tutoriais em nosso canal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.