Funil de vendas provedores

Tudo o que um provedor precisa saber sobre funil de vendas

O funil de vendas é uma ferramenta do marketing, que conduz o cliente para compra e ilustra o percurso que ele deve seguir até efetua-la. Assim como no funil tradicional, o funil de vendas começa largo e vai diminuindo até chegar aos reais consumidores. Desse modo, sua empresa irá filtrar quem realmente tem interesse de compra, e você poderá dar mais atenção aos casos que irão dar resultados. Nesse sentido, perceber em qual etapa estão as oportunidades de negócios de seu interesse vai fazer com que sua empresa tenha uma comunicação cada vez mais assertiva.
Um bom funil de vendas serve para segmentar o público alvo e conduzir o lead de forma natural a compra. Educar o consumidor sobre a necessidade de utilizar o serviço de acesso a internet contribui para a tomada de decisão. Além disso, ele deve ser compartilhado entre os setores de marketing e vendas para que a estratégia seja consolidada.
No caso dos provedores de internet, a estratégia de vendas em geral tem duas intenções. São elas: atingir quem não tem acesso a internet, ou quem está insatisfeito com o serviço atual. Porém, encontramos uma vasta gama de clientes que estão em etapas diferentes do funil. Para sua empresa atingir todas as oportunidades de negócio, vamos ensinar como usar o funil de vendas em 4 passos práticos e aplicáveis para provedores de internet.

1 - Aprendizado e descoberta

Nessa etapa, o lead ainda não consegue identificar que precisa do serviço de acesso à internet. Cabe a sua empresa orientar e educar o mercado sobre a necessidade de uso do serviço de acesso a internet.

O objetivo dessa etapa é fazer o cliente perceber uma necessidade que antes nem passava pela cabeça dele. Criar um novo desejo e que seja uma prioridade nas tomadas de decisão dele. No caso dos provedores de internet, é fácil criar o desejo de algo essencial como o acesso a internet hoje. A parte mais difícil está em tornar esse desejo o top 1 em suas prioridades.

Vamos a um exemplo: Paulo vai sair da casa dos pais para morar sozinho. Ele nunca pensou em assinar um serviço de acesso a internet, pois isso não era sua responsabilidade em casa. Quando a assinatura de um plano de internet passa a ser uma prioridade em dua lista de desejos? A partir do momento que Paulo entende que é essencial ter acesso a internet em sua nova casa.

 

2 - Reconhecimento do problema

A etapa de reconhecimento do problema desperta o interesse no lead a buscar mais informações sobre a dificuldade que foi descoberta na etapa anterior. Seguindo o exemplo do Paulo, o seu problema real é: Precisa de internet em sua nova casa. Agora é hora de explorar alguns gatilhos mentais para chamar atenção da oportunidade. Desse modo, ele conseguirá seguir para a próxima etapa do funil de vendas, a fim de conhecer melhor as soluções de seu provedor.

3 - Consideração da solução

Agora chega a fase de comparação de produtos/serviços. É aqui que devemos mostrar os valores da sua empresa e o porquê comprar com você. Mas não é apenas o “bom” atendimento que vai fazer a diferença: é necessário um pacote de estratégia para que possa ter um engajamento melhor do lead. Nessa etapa, o Paulo já descobriu que tem um problema e quais serão os benefícios oferecidos para a sua vida pessoal e profissional ao assinar um pacote de internet. Essa é a hora de mostrar por que ela deve comprar o seu produto. Aqui é fundamental que os artigos ou a comunicação produzida cause um certo senso de urgência. Assim, ele não irá desistir de resolver o seu problema e poderá ir para próxima etapa.

4 - Decisão de compra

Em uma etapa de fechamento de negócios temos diversos meios de abordagem ao cliente. Pode ser por chat no whatsapp, no site, nas redes sociais, por telefone ou até mesmo porta a porta. Nessa etapa, Paulo já pesquisou outras empresas e chegou na etapa final de decisão de compra em seu site. Agora é o momento para transformar o Paulo em cliente. Procure alinhar a sua estratégia com os departamentos de marketing e de vendas da sua empresa.

Agora que você já sabe como funciona o funil de vendas para provedores de internet, é hora de colocar em prática. Recomendo que você faça uma reunião interna com o seu time, segmente o público alvo que deseja atingir (com a possibilidade de ter mais do que apenas um) e desenvolva algumas personas para cada público alvo (em média 3 ou mais). Ao ponto que você consegue identificar todos os possíveis clientes de seu provedor e sabe como atingir de forma efetiva cada parcela específica. Pequenas ações trarão grandes resultados.
Mas de nada adianta passar por todas estas etapas e demorar na verificação da viabilidade do cliente, que já está com pressa para solucionar o seu problema. Por isso desenvolvemos o Loki, uma ferramenta integrada ao OZmap, que verifica de forma instantânea a viabilidade de um cliente e no mesmo instante inicia o processo de cadastro dele. Focado para a área comercial do seu provedor de internet.

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