Gestão de Rede: desafios e soluções para os ISPs

Quando se trata de mapeamento e gestão de rede FTTx, ainda existem muitas dúvidas na cabeça dos provedores. Apesar do crescimento acelerado no setor, a preocupação em ordenar os processos de maneira inteligente dá passos um pouco mais lentos.

Os principais desafios encontrados pelos ISPs na área de mapeamento de rede FTTx, e que inevitavelmente levarão à procura por uma solução eficaz, começam quando o número de clientes cresce.

Em um dia, se conhece tudo de cabeça: área de cobertura, rotas dos cabos e fibras para chegar até todos os cantos da rede, uma noção de ocupação, uma ideia de para onde expandir. No outro, ocorre o crescimento e os problemas aparecem. De uma forma ou de outra, o caos irá se aproximar, e é melhor prevê-lo do que se ver no meio de uma situação já desgovernada.

Nesse momento, vários pontos apresentam ineficiência quando não se tem um mapeamento atualizado:
● dificuldade para informar a um novo cliente se há ou não atendimento; ● demora para realizar análises de falha e reparos;
● tentativas de instalação em caixas lotadas, gerando retrabalho e desperdício de material.
Ninguém quer se ver desperdiçando recursos.
A gestão inteligente, com criação e controle da rede online, pode minar vários desses problemas. No OZmap, utilizamos o mapeamento como um meio, e não o fim. O verdadeiro valor é a capacidade de acelerar processos (técnicos e comerciais), bem como reduzir custos na operação, qualificar o atendimento ao cliente e gerar indicadores especializados para a expansão da operação. A capacidade de manter-se atualizado naturalmente é nosso diferencial para acelerar e qualificar o processo de um ISP, da forma mais prática e intuitiva possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *