Saiba como utilizar a gestão para expandir seu projeto de rede de fibra óptica

Esse é o momento de aproveitar as oportunidades que se apresentam para o mercado de ISPs. E para extrair o máximo disso, é necessário preparo e uma perspectiva que vá além. O processo de expansão da rede é desafiador, mas por meio de um bom planejamento e práticas de gestão, é possível ter saldos positivos e um crescimento acelerado da sua empresa num cenário cada vez mais competitivo.

Prever os problemas é algo que já foi apontado em outro artigo, mas é sempre importante relembrar. Tomar cuidado no presente pode evitar dores de cabeça gigantescas que com certeza estarão no futuro.

O cenário de expansão está ligado principalmente aos médios e grandes provedores, que precisam estar atentos a duas coisas em primeiro lugar: padronização e qualidade. Processos que otimizem o trabalho e tornem seus serviços padronizados são essenciais. Assim, é importante ter, por exemplo, uma gestão financeira bem estruturada, estratégias de marketing eficientes, e uma estrutura confiável que sustente essa expansão, como bons equipamentos e softwares de gestão e mapeamento.

Estabelecer metas

As metas são importantes para colocar todos em sintonia com os objetivos de crescimento da empresa, e para que o trabalho dos setores siga em direção aos mesmos propósitos. Não se trata de pressões exacerbadas em cima da equipe, longe disso. O que deve-se buscar é o real envolvimento dos colaboradores, que irão trabalhar em conjunto mirando um objetivo maior e sendo mais assertivos. Uma equipe comprometida equivale a uma equipe com propósitos concretos para seu trabalho.
E como isso irá ajudar seu projeto de expansão da rede? Bom, fica muito mais fácil executar planos de instalação e crescimento quando todos estão focados em ajudar dentro de suas respectivas áreas. (exemplo)

Outro ponto importante para a expansão do projeto de rede são os equipamentos

A tecnologia de fibra óptica oferece grandes vantagens para o provedor, como durabilidade e suporte para uma ampla quantidade de aparelhos conectados em simultâneo. No entanto, por mais que sua rede atual seja estável e rápida, se tratando de expansão eventualmente será necessário fazer um upgrade dos equipamentos utilizados.
Em primeiro lugar, preze pela gestão da qualidade desses produtos. Menor preço agora pode custar muito para um provedor em expansão adiante. Sem gestão do que é adquirido e implantado, treinamento adequado dos profissionais que estarão envolvidos no processo e fiscalização dos projetos, a conta não fecha.

Esse não é o momento de desgastar a imagem do seu provedor e ter clientes insatisfeitos por uma decisão não planejada a fundo. Priorize equipamentos certificados nacionalmente, que possam oferecer algum tipo de suporte e garantia a médio/longo prazo.

Invista em inovação

A diferença no estágio de expansão do projeto de rede é a preocupação em fazer mais pelo seu cliente, entregar algo que vá além da simples venda de acesso à rede. Se destacar no mercado exige pensar fora da caixa, e é aí que a inovação se faz necessária.

Esteja à frente. Realize estudos profundos sobre o mercado e a concorrência, não apenas da região onde trabalha, mas também quais estratégias os grandes provedores têm utilizado no país. Tente entender melhor quais são as demandas dos clientes, principalmente os que não estão entre os usuários domésticos comuns e muitas vezes pertencem a segmentos bem distintos. Faça o possível para oferecer soluções que supram suas necessidades.

Atender demandas específicas pode parecer complicado inicialmente. Mas é aí que entra uma boa gestão. Planeje essas ações a médio e longo prazo, em diálogo constante com o cliente, e faça testes da solução. Além de conquistar confiança em um segmento que pode ser importante e atrair mais clientes, inovar em algo que ninguém mais está fazendo pode elevar muito o nível de competitividade do seu provedor.

Desenvolver serviços diferenciados exige atualização e visão para as novas tendências. E ao conquistar isso, você se posiciona não apenas para expandir o projeto de rede, mas para se tornar referência no setor.

A busca por inovação também perpassa todas as áreas da empresa. Desde buscar novos meios para explorar com marketing e vendas, até o investimento em soluções que otimizem os processos internos do provedor. No OZmap, acreditamos em soluções especializadas e na atualização permanente por meio de dados inteligentes. A intenção não é oferecer apenas um bom software para mapeamento de rede óptica. Temos como objetivo melhorar os processos do provedor,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *