O que Você Precisa Saber sobre Inventário de Rede

Ter um inventário das redes bem documentado se torna cada vez mais necessário para o provedor de internet. É uma medida imprescindível para quem quer crescer, manter a competitividade. captar recursos, ou realizar uma fusão ou venda da operação futuramente.

Para acompanhar a evolução do acesso à internet durante os próximos anos, os ISPs precisam ser capazes de administrar ativos e capacidade da rede com eficiência. As redes irão crescer cada vez mais em número de elementos, e sem um bom inventário será difícil dar suporte à expansão.

Por que fazer um inventário de rede?

O inventário mantém registro de softwares, hardwares e demais serviços que compõem a rede. Através dele, é possível acompanhar o comportamento de uso e demais fatores que afetam o funcionamento da infraestrutura como um todo. Dentro dos setores de operações, é necessário manter conhecimento sobre aplicações, infraestrutura, sistemas, servidores e demais itens, responsáveis por garantir que a rede e suas tecnologias suporte entregas ponto-a-ponto. Esse atributo também é essencial em áreas como provisionamento, auxiliando em registros de instalações, configurações e testes; em manutenção de falhas; e em gestão, análise e controle de performance.

Ainda são muitos os provedores sem uma documentação da infraestrutura que detém. Isso dificulta uma série de processos, e torna complicado ter uma boa estimativa de valor da empresa. Quem se organiza melhor com certeza terá vantagem nos processos de aquisição e fusão que crescem no mercado de telecomunicações no atual momento de consolidação.

Mas quais os outros benefícios de ter um bom inventário de rede?
Para citar alguns:

  • Rastreamento eficiente e ágil dos dispositivos
  • Confiabilidade e segurança das informações
  • Otimização do desempenho da infraestrutura
  • Compartilhamento de dados para outras funções da área de TI
  • Manutenção de desempenho e capacidade de planejamento

OZMAP / OZMOB

Realizar o inventário de rede dos clientes com um software como o OZmap, a partir de ferramentas como o OZmob, atende desde o básico até a gestão com soluções de automação e análise de performance da infraestrutura.

Além disso, é uma ferramenta completa, que gerencia outros serviços e processos da documentação de rede.

O OZmob permite fazer o inventário da rede em campo. Dessa forma, é possível passar a limpo de forma mais eficiente o que não foi documentado antes da implantação do software.
Uma situação em que utilizar o app pode auxiliar o provedor seria: você possui o KMZ com as caixas, e um ERP com os clientes, porém não tem a informação de qual caixa eles estão conectados.
Nesse caso, seria feita a importação dos clientes, e com a localização, o técnico pode ir para campo, ver a caixa e pedir para o OZmob quais clientes estão nas proximidades. Com a resposta, ele consegue identificar e conectar o cliente por meio do OZmob.

Se quiser saber mais sobre a solução, clique abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *