O que os investidores buscam em um ISP?

Você já pensou em vender seu provedor?

Durante o ano de 2021, as fusões e aquisições no setor de telecomunicações bateram recorde. Tal crescimento tem despertado o interesse de diversos investidores no segmento, em especial com foco nos provedores de internet. 

Mas o que compradores e investidores estão buscando em um provedor?

Os interesses de um investidor qualificado

O interesse do investidor mais qualificado, que busca provedores regionais para consolidação, passa por alguns pontos.

Quando é feita a compra de um provedor, um dos pontos importantes é a rapidez para girar a operação. A empresa que foi comprada precisará entrar para o modelo de trabalho da empresa que a adquiriu, e fazer isso de forma rápida. E ter uma empresa parceira que auxilie o ISP neste momento é algo fundamental ao lidar com os dados da rede, seja na documentação ou processo de importação.

Documentação e organização são coisas importantes pra quem está interessado em comprar um provedor de internet.

Outro fator importante é o retorno sobre capital. Um investidor sempre procura escolher bem os projetos em que está entrando. Avalia o potencial de demanda, o potencial de retorno e a necessidade de investimento da área em questão.

No caso do mercado de telecom, projetos sem escalabilidade e sem uma compra mais barata, podem começar a sair de cena em um cenário competitivo como o que têm se criado. Tivemos um boom recente no número de provedores, com aceleração há alguns anos atrás, e é natural que agora exista uma consolidação. E na relação que envolve uma perda de margem e um ticket médio que não cresce, o processo de investir em um ISP hoje precisa ser criterioso.

Qualidade de atendimento é primordial

Em paralelo, outro ponto avaliado é possuir o diferencial no negócio de qualidade de atendimento. Se o provedor consegue se destacar nessa vertente e oferecer um produto mais estável, com um serviço melhor e uma interface direta com o cliente, otimiza-se a primeira etapa de retorno sobre o capital. Essa estrutura em funcionamento consegue fazer com que o provedor cobre mais, aumente ticket médio, tenha menos churn e um takeup maior.

O investidor sempre vai fazer a conta da melhor alocação do capital para onde se tem o maior retorno possível, e principalmente para tentar crescer organicamente com retorno desse capital acelerado. Sendo assim, isso passa por escolher aquisições com um ticket médio mais alto e conseguir fazer uma integração rápida, por exemplo.

Então, afinal, com o que o investidor está preocupado ao adquirir um provedor de internet?

Falando da realidade de ISPs, o investidor está preocupado com a sua capacidade de continuar crescendo.

Os fundos de ação que compram as ações no IPO já entendem do setor, e querem saber sobre qualidade de rede, documentação de rede, estrutura fiscal, como a empresa se compara com as grandes telcos. São investidores muito educados em relação ao mercado e que colocam maior valor em crescimento orgânico do que em crescimento inorgânico. Então, se você tem um modelo para crescer e ir para a próxima cidade com bom retorno sobre capital, o interesse e a probabilidade de conseguir vender o projeto se tornam maiores.

Além do planejamento para possibilitar o crescimento orgânico, a decisão de partir para o inorgânico por meio de aquisições também exige um plano claro de integração, treinamento e união de processos em uma só empresa. O medo do investidor é ter uma colcha de retalhos: várias operações diferentes embaixo de uma mesma empresa. Aquisições tem que ser feitas de maneira consciente para que tenham valor, e ter uma empresa que mostre para o investidor um modelo de negócio vencedor no longo prazo é o ponto chave.

Conte com o OZmap nas duas pontas do processo de M&A

Se o provedor tem o OZmap e está comprando uma empresa, importamos tudo de forma rápida e correta de vários outros sistemas. E quando o provedor está sendo vendido, pode garantir para o investidor ou comprador que tem um sistema que prepara os dados de forma eficaz, e exporta-os para onde esses dados tiverem que ir.

Contem com a DevOZ para manipular os dados necessários em seu processo de M&A, esteja você no lado vendedor ou comprador.