Por que profissionalizar seu ISP?

Entenda a importância de profissionalizar seu ISP

Se profissionalizar é fundamental para a expansão e consolidação de um ISP no mercado atualmente.
Os investidores têm buscado negócios cada vez mais profissionalizados, que tenham boas práticas de governança e estejam de acordo com as regras da Anatel. Para aproveitar as oportunidades que se apresentam, os provedores precisam se reinventar, repensar os processos internos e, sobretudo, profissionalizar a gestão.

Em painel do Futurecom 2019, o diretor de investimentos do banco Santander, Valder Nogueira, apontou que a janela de oportunidade para a expansão dos provedores regionais já “não está tão aberta como antes” em função das metas de cobertura e homes passed [casas que podem assinar o serviço em fibra] da Oi. Dessa forma, os novos investimentos que a concessionária nacional tem feito em banda larga fixa por fibra óptica devem ter a atenção dos provedores regionais.

Segundo ele, o mercado de fusões e aquisições tende a permanecer aquecido por um bom tempo. Por outro lado, teremos investidores cada vez mais criteriosos. Nesse sentido, promover uma gestão inovadora e o desenvolvimento sustentável dos negócios pode fazer com que os ISPs se mantenham competitivos em um mercado concorrido e dinâmico.

É importante estar atento a como as peças irão se mover a partir de agora. O despertar de um player que até então estava inerte e, assim, possibilitou o crescimento de muitos ISPs, não deve no entanto ser visto com pessimismo ou temor. Os provedores seguem como alvo de fusões e aquisições, entregando taxas de crescimento acima de outros investimentos. Os investidores chegam a pagar até 7x o EBITDA recorrente da empresa. E segundo Valder Nogueira, ainda há alternativas de crescimento para os provedores além do M&A, defendendo a possibilidade de, com os juros em queda, recorrer ao financiamento em contrapartida a ter que abrir mão de parte do negócio.

Profissionalizar seu ISP = Gestão inteligente

Como apontado anteriormente, a preocupação com a profissionalização do ISP tem que ser uma constante. Fabiano Ferreira, CEO da Vero Internet, alertou no mesmo painel do Futurecom que, pelo fato de este mercado não ser profissionalizado, há fundos levando vantagem. “Se alguém está oferecendo 8x, tome cuidado, talvez você não conheça de fato seu EBITDA”, disse ele.

Por isso também, a aposta em qualidade dos serviços, suporte especializado e experiência do cliente são fundamentais para os ISPs que buscam se diferenciar. A gestão de provedores precisa estar preocupada em entregar, principalmente, qualidade.

Conhecer os ativos e aumentar o profissionalismo do seu provedor significa hoje, mais do que nunca, aumentar o valor do negócio. Nesse sentido, ter o controle da sua rede através de uma gestão inteligente é parte primordial do processo.

Como o mapeamento da rede pode ajudar?

O mapeamento de rede é um meio para isso, mas não o fim. O verdadeiro valor está na capacidade de acelerar processos (técnicos e comerciais), reduzir custos na operação, qualificar o atendimento ao cliente e gerar indicadores especializados para a expansão da operação.
Ter clareza sobre a atual situação de sua rede, quais as melhores ações a se tomar, quais são as necessidades dos clientes da sua região e como atendê-las: tudo isso está aliado a um crescimento maior da sua empresa, de maneira planejada e profissional.

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