Você sabe como escolher o OTDR fibra óptica ideal?
Nesse sentido, um dos instrumentos essenciais para dar eficiência e rapidez à manutenção da rede de fibra óptica é o OTDR – reflectômetro óptico no domínio do tempo.
Os OTDRs são capazes de certificar o desempenho de novos enlaces de fibra e detectar problemas nos links existentes. É uma ferramenta de medição que pode ser útil para realizar a validação de uma rede e também para identificar um rompimento no cabo óptico.

Mas como funciona um OTDR? E como isso pode te ajudar a garantir uma rede mais eficaz e confiável?
Como funciona
Com isso, o aparelho tem capacidade de realizar milhares de medições e verificar diversos eventos, a partir do acesso a apenas uma das extremidades da fibra. Cada vez que encontra obstáculos à sua propagação, frações do pulso gerado pelo aparelho são refletidas de volta. Assim, o display do OTDR mostra os pontos em que reflexões ocorreram, o que permite a interpretação dos resultados e identificação de componentes. Da mesma forma, eventuais falhas no enlace ou canal óptico sob teste também podem ser identificadas. O que facilita muito a manutenção e correção de danos.

Sem o auxílio deste dispositivo, mapear cada trecho da fibra em busca de uma falha pode ser um processo longo e com grande custo operacional para o provedor de internet. Por mais que a certificação da rede possa ser feita de outras formas, utilizar o OTDR como método é o mais ágil e preciso para testar fibras ópticas durante a sua instalação, manutenção e restauração.
E como saber qual o tipo de OTDR mais adequado?
Por exemplo, podemos encontrar equipamentos que trabalham com a fibra ativa, ou seja, não é necessário interromper o sinal para realizar reparações. E há os que funcionam apenas com a fibra apagada ou sem sinal, em que é obrigatório que a rede esteja desligada para que o técnico realize a manutenção.

1- OPTAR POR OTDR FIBRA ATIVA
Para o pequeno provedor que já está consolidado e em pleno funcionamento, é necessário optar por um OTDR fibra ativa. Para operar um OTDR de fibra apagada, será preciso desligar a porta PON relacionada àquele trecho, e isso afetará todos usuários conectados a ela. Dessa forma, para não descontinuar os serviços a nenhum usuário, é preciso validar a rede enquanto ela está em pleno funcionamento.
2 - EVITAR OTDR P2P
Visto que normalmente os provedores que atuam com fibra optam por topologia FTTx, possuindo splitters em suas redes, esse equipamento P2P não é recomendado pois mede somente de um ponto a outro. Dessa forma, o técnico precisará ir de caixa em caixa, retirar o splitter e medir o trecho em questão, o que não é a melhor solução para uma rede PON. Necessitará de muitas configurações adicionais para a medição da rede completa.
3 - RANGE DINÂMICO
O range dinâmico (potência) do OTDR também é importante.
O recomendado é que se adquira um OTDR de pelo menos 36 dB, pois um menos potente não é capaz de medir redes com uma splittagem de 64 ou 128 assinantes por porta PON.
4 - VISUALIZAÇÃO DOS RESULTADOS
Verificar a maneira que o equipamento mostra os resultados da medição também é fundamental. Uma imagem simplificada, como a visualização em diagrama de blocos, se torna muito mais clara, e identificar todos os splitters e eventos de forma didática é a melhor escolha. Esse tipo de OTDR fibra óptica facilita a vida do técnico e não demanda análises complexas sobre como e onde a rede está perdendo potência (ou como e onde estão ocorrendo os eventos).
Vantagens
Os OTDRs garantem a qualidade da transmissão da fibra óptica. E mostram-se ainda mais úteis na localização de falhas em enlaces ópticos longos, como nos backbones e redes metropolitanas, que possuem dezenas de quilômetros de comprimento.
Em suma, este é um instrumento que contribui para que o provedor ofereça um serviço de qualidade. Ao indicar exatamente onde estão os eventos e defeitos, o técnico consegue fazer uma avaliação e reparação muito rapidamente. No que diz respeito à infraestrutura, adquirir o equipamento é sem dúvidas uma decisão de gestão inteligente.
Para oferecer um serviço de excelência, é preciso conhecer seu funcionamento a fundo, assim como prezar por uma gestão planejada e com controle sobre toda a rede. Só dessa forma sua empresa poderá crescer mais, com qualidade.
Quer saber mais dicas sobre uma gestão inteligente para provedores de internet? É só acompanhar as postagens aqui no blog do OZmap.