Redes Neutras: o modelo de negócios mais promissor para telecomunicações

A rede neutra está em evidência no mercado de telecomunicações. Trata-se do compartilhamento de infraestrutura entre diversos provedores e operadoras, geralmente em fibra óptica. 

O compartilhamento de infraestrutura em si não é uma novidade no mercado, mas com as redes neutras o que se compartilha é o segmento de rede que chega até o usuário.

Isso permite otimizar investimentos e aumentar a competitividade dos serviços de telecom no país, já que os fornecedores de internet podem alugar a capacidade dessa rede e cobrir cidades inteiras sem a necessidade de investir com rede própria.

Como uma rede neutra funciona?

A ideia central é que um operador neutro possa habilitar as empresas a utilizarem uma mesma infraestrutura de rede. Os provedores podem alugar a capacidade dessa rede neutra e atuar sem custos com a construção de uma infraestrutura própria.

Mas implementar uma rede neutra não é negócio apenas para grandes operadoras. Um provedor que possui rede construída e portas disponíveis também pode se tornar um operador neutro. Sendo possível, assim, explorar recursos ociosos e obter um retorno sobre investimento mais rápido.

E quais as vantagens das Redes Neutras?

As principais vantagens do modelo seriam:

  • Otimização de recursos para operadoras e provedores parceiros;
  • Maior facilidade e agilidade na expansão das redes de fibra óptica;
  • E consequentemente, um grande avanço na área de telecomunicações no país.

A aplicação de redes neutras também resolve questões como a de ocupação de postes, problema que se agrava cada vez mais com o crescimento das redes no Brasil.

Uma solução para quem quer investir em Redes Neutras

Um dos maiores desafios para construir, projetar e gerenciar um modelo de rede neutra é encontrar as parcerias certas e neutralidade nas informações que envolvem cada negócio. O mercado dos ISPs está cada vez mais profissional, e nós da DevOZ estamos preparados para atender seu provedor e unir-se nesse sentido.

Possuímos uma nova solução com a capacidade de trabalhar com as demandas que redes neutras trazem. O OZneutral oferece uma gestão simplificada da locação de portas, y isolamento de informações para garantir neutralidade. Garantindo segurança, inteligência e neutralidade em todo o processo entre operadora e parceira.

Ficou interessado? Acesse abaixo para saber mais: