A importância de se atualizar e a documentação de rede

A importância de se atualizar e a documentação de rede

O que significa ser bom em algo? Certamente você já presenciou, ouviu ou até falou algo parecido com: “Eu trabalho nesta empresa há 5 anos, sei tudo sobre ela. Tenho tudo em minha mente, cada passo, cada processo, onde fica cada coisa. Sem mim essa empresa fecharia com certeza.” E o que isso tem a ver com a documentação de rede?
A proposta deste pequeno artigo é fazê-lo perceber que conhecimento só adianta se compartilhado. Tanto pela segurança de quem possui uma empresa, quanto pelo crescimento profissional de quem é bom em algo.

Ninguém nem nada é para sempre. Se, por exemplo, Lineu, o sabe tudo da rede, tira férias, se aposenta ou se demite, teremos algumas dores de cabeça. No entanto, os problemas podem ser evitados e a segurança mantida se tivermos tudo documentado. 

pilha de papéis empilhada no canto esquerdo da imagem, uma pessoa ao fundo escreve em um pasta de arquivo
O trabalho fica muito mais fácil quando você não precisa lembrar tudo de cabeça. Para crescer profissionalmente, o Lineu precisará se adaptar ao mundo novo de tecnologias em constante evolução. Isso inclui documentar seus conhecimentos de forma que outros possam acessá-lo futuramente, também liberando o Lineu para explorar áreas diferentes e seguir sua trajetória.

Conhecimento tácito e conhecimento explícito

Para explicar melhor, podemos diferenciar dois tipos de conhecimento. Chamamos de conhecimento tácito o conhecimento subjetivo, adquirido pela experiência e que não pode ser mensurado. Ou seja, o conhecimento do Lineu, que conhece a rede de ponta a ponta por todos os anos trabalhando com isso.

Chamamos de conhecimento explícito aquilo em que queremos transformar o conhecimento do Lineu: algo que pode-se repassar, aprender e documentar.
Como então diminuir a dependência de conhecimento tácito, passando gradualmente ao conhecimento explícito? Esse é um dos principais desafios de qualquer empresa. Em primeiro lugar, é necessária a compreensão de que automatizar o trabalho economiza tempo. Consequentemente, exige menos esforço na realização de determinada tarefa, o que é uma grande vantagem para o Lineu, assim como para a empresa como um todo.
uma mesa com objetos como notebook, uma caneca, uma câmera, livros, um tripé, e no canto inferior vemos as mãos de uma pessoa escrevendo em um caderno

A automatização de serviços, documentação de redes e simplificação de trabalhos não é apenas uma tendência dos dias de hoje. Ela é também tão ou mais importante do que manter o serviço em funcionamento.

Isso porque ter um provedor funcionando em perfeito estado também consiste em ter controle sobre o conhecimento de onde cada caixa está, qual tipo de cabo deve passar onde, qual splitter devo usar. O que acontece se um cliente fica sem internet e o setor de suporte não conhece sua caixa de distribuição? Ou se a empresa quer dobrar as vendas, contrata o dobro de vendedores, porém todas precisam passar pelo funil do Lineu para dizer se tem viabilidade naquele endereço ou não? Se precisam mandar um representante para uma feira de novidades, mas o seu Lineu não pode ir senão a empresa para?

Como a documentação de rede pode ajudar?

Fica evidente que tudo resultaria no atraso para a solução dos problemas apresentados acima, que sem dúvida podem facilmente ocorrer no dia a dia de qualquer um. Mas então, caso uma dessas coisas aconteça, basta ligarmos para o Lineu que ele prontamente resolverá?
Caso você tenha a rede mapeada e os processos bem documentados, sem sombra de dúvidas todo e qualquer problema pode ser facilmente resolvido. Manter todo o conhecimento da área técnica nas mãos de apenas uma pessoa não é interessante, afinal queremos que nossa empresa se desenvolva e que todas as pessoas nela cresçam também. Ninguém precisa ficar para trás, e é importante que você entenda: a chave para prosperar está na busca por soluções efetivas, não em esconder segredos.
Fica evidente a importância de começar a documentar e mapear a sua rede. O mundo muda rápido e é muito fácil perder o controle de tudo. No entanto, também é importante que o Lineu compreenda a necessidade da empresa em ter seu conhecimento sistematizado para que ele consiga entregar cada vez mais valor e, portanto, ajudar no crescimento da empresa. Tanto para tirar a empresa dos ombros de uma pessoa só, quanto para que o Lineu possa buscar maneiras de evoluir e facilitar o seu trabalho.

gostou desse texto? aproveite para assinar nossa newsletter e receber as melhores dicas sobre gestão para provedores direto por email!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *